objetivos

Quais os objetivos da ONU para 2030 ?

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade! Ouça nosso conteúdo em áudio: 

Clara Takayama ArbachPor: Clara Takayama   Parando para pensar, todos os seres humanos carecem das mesmas coisas. Dentre nossas necessidades fisiológicas, todos precisamos de água potável, comida saudável e ar fresco. Além disso, saúde, educação, segurança, condições dignas de trabalho e lazer são mais alguns dos direitos que todos devemos ter permanentemente assegurados. Mas por que será que essa não é a realidade de muitas pessoas ao redor do mundo? Você já parou para se perguntar quais têm sido os obstáculos no meio do caminho? A mudança climática é um desses problemas. Atualmente, a forma que vivemos na Terra não é sustentável, o que consome muitos dos recursos naturais que necessitamos para viver. Poluímos a atmosfera queimando combustíveis, esgotamos nossas fontes de água e desmatamos nossas florestas desenfreadamente. Outro enorme problema são as crises econômicas e falta de governabilidade, que acentuam cada vez mais a desigualdade social. No final das contas, poucos têm muito mais do que necessitam para viver enquanto a maioria não tem sequer o suficiente.  Felizmente, há um plano. A ONU anunciou 17 objetivos, chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que protegem o mundo contra mudanças climáticas e o tornam um lugar mais justo para vivermos. A proposta é alcançar todos esses ODS até 2030. E a vantagem de se ter um plano é que dessa forma fica possível checar o nosso progresso ao longo do caminho, as partes que nos destacamos, bem como as partes que deixamos a desejar.  A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi acordada em setembro de 2015, entre os 193 países que compõem as Nações Unidas e entrou em vigor no dia 1° de janeiro de 2016. Essa Agenda tem como base a Agenda anterior, composta pelos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e propõe completá-los, abraçando principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Para alcançar os resultados esperados até 2030, será preciso haver uma ação conjunta entre governo, organizações, empresas e sociedade, tanto na esfera nacional, quanto internacional. O lema dessa Agenda é não deixar ninguém para trás.

Os objetivos:

Fonte imagem: https://www.comciencia.br/o-que-e-agenda-2030-das-nacoes-unidas-e-quais-sao-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

 
  • Erradicação da pobreza – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
 
  • Fome zero e agricultura sustentável – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
 
  • Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
 
  • Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
 
  • Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
 
  • Água limpa e saneamento – Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
 
  • Energia limpa e acessível – Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
 
  • Trabalho de decente e crescimento econômico – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
 
  • Inovação infraestrutura – Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
 
  • Redução das desigualdades – Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
 
  • Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
 
  • Consumo e produção responsáveis – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
 
  • Ação contra a mudança global do clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
 
  • Vida na água – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
 
  • Vida terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
 
  • Paz, justiça e instituições eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
 
  • Parcerias e meios de implementação – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
 

Como os 17 objetivos se relacionam uns com os outros?

A agenda 2030 não se limita a uma mera lista. Tais objetivos foram minuciosamente pensados e representam uma abordagem holística para enfrentar os males que assolam a sociedade, nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais. Compreendeu-se que os desafios do mundo atual muitas vezes se relacionam uns com os outros e não podem ser debatidos separadamente. A chave consiste justamente em encontrar o impacto que um problema causa ao outro, para que seja possível achar a raiz dessas questões e formular soluções que se sustentem a longo prazo.  A natureza universal dessa Agenda nos inspira a enxergar o planeta como um só. Embora cada país tenha realidades e níveis de desenvolvimento diferentes, a responsabilidade pelo nosso planeta deve ser coletiva. Esse é um movimento que precisa ser liderado por todos nós, respeitando sempre as prioridades de cada pais, mas mais importante de tudo: sem deixar nenhum indivíduo ficar para trás! Referências:  https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

cinco × dois =