Fatos de acordo com o Guia de orientações para o dia mundial da segurança dos alimentos
Por: Keli Lima Neves
O Guia de orientações para o dia mundial da segurança dos alimentos, traz os seguintes fatos:
- Uma em cada dez pessoas em todo o mundo adoece por causa de alimentos contaminados a cada ano. Afeta todos os países.
- Mais de 200 doenças são causadas pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas como metais pesados.
- Crianças menores de 5 anos representam 9% da população, mas carregam 40% da carga de doenças transmitidas por alimentos.
- Os padrões de segurança dos alimentos protegem a vida de todos e os meios de subsistência de muitos. Eles estabelecem os critérios que os alimentos devem atender para proteger os consumidores e estabelecer a confiança no produto.
- A Comissão do Codex Alimentarius estabelece padrões alimentares internacionais há 60 anos.
- O Codex Alimentarius possui 236 normas,84 diretrizes, 56 códigos da prática, 126 níveis máximos de contaminantes em alimentos e mais de 10.000 padrões quantitativos, cobrindo níveis máximos de aditivos alimentares e limites máximos de resíduos de pesticidas e medicamentos veterinários em alimentos. (em fevereiro de 2023).
- Os microrganismos resistentes aos antimicrobianos podem ser transmitidos através da cadeia alimentar, através do contato direto entre animais e humanos
ou através do meio ambiente. A cada ano, cerca de 5 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido a infecções por microrganismos resistentes a antimicrobianos.
- Microbiana, química ou física, a contaminação dos alimentos pode ser reduzida ou minimizados através da implementação de normas de segurança alimentar.
- Desde 2016, o Codex Trust Fund,um programa conjunto da FAO e da OMS para aumentar a participação no Codex, apoiou 50 países em desenvolvimento e com economia em transição no fortalecimento de suas instituições para participar mais efetivamente do trabalho do Codex.
- Alimentos seguros e nutritivos beneficiam o crescimento e o desenvolvimento infantil, melhorando o potencial intelectual e físico, além de aumentar o desempenho escolar e a produtividade no trabalho na vida adulta.
- A segurança dos alimentos é afetada pela saúde dos animais, das plantas e do ambiente em que são produzidos. A adoção de uma abordagem de saúde holística para a segurança dos alimentos proporcionará um melhor sistema de segurança alimentar.
A segurança alimentar contribui para o alcance de vários dos ODS e é uma área verdadeiramente transversal.
Adicione um comentário