segurança dos alimentos

Um mês dedicado a Cultura de Segurança de Alimentos nos EUA

Nós do Semear apoiamos a acessibilidade. Ouça nosso conteúdo em áudio: 

Por: Keli Lima Neves e Henrique de Castro Neves #segurançadealimentos       Você sabia que nos Estados Unidos existe um mês dedicado à educação em segurança dos alimentos? É isso mesmo, os norte-americanos consideram o mês de setembro, como o mês nacional da educação em segurança dos alimentos. Neste mês que se encerra hoje, diversos materiais foram produzidos e veiculados por autoridades, como o FDA, instituições do setor, como a IFT, além de empresas privadas do segmento de alimentos e bebidas. Neste ano, foram trabalhados quatro conceitos básicos, mas muito úteis para a manutenção da segurança do alimento, a saber: (i) Limpeza, (ii) Separação, (iii) Cocção, (iv) Resfriamento. Indicando ao público geral que através destas simples ações é possível  evitar e/ou eliminar contaminações que possam trazer risco a saúde, seja, por microrganismos ou outros contaminantes.   Para ajudar as empresas e instituições, o FDA estruturou alguns recursos para facilitar, engajar e padronizar informações, como:  
  • Manuseio de alimentos: siga estas quatro etapas principais para uma alimentação segura.
  • Segurança dos alimentos na Sua Cozinha: dicas para compras, armazenamento e preparação de refeições seguras.
  • Risco de contaminação por Doenças Transmitidas por Alimentos: saiba quais são as pessoas que estão mais susceptíveis a essas doenças – Grupos de risco.
  • Segurança dos alimentos para mulheres grávidas: encontre informações sobre segurança alimentar antes, durante e depois da gravidez.
  • Segurança de alimentos diária para jovens adultos: aprenda sobre segurança na manipulação de alimentos, quer esteja cozinhando em casa, jantando fora ou comendo refeições prontas em trânsito.
  • Programa de Educação Médica Continuada: aprenda como identificar, tratar e relatar doenças transmitidas por alimentos.
  Se ficou curioso sobre o National Food Safety Education Month acesse www.foodsafety.gov (plataforma norte-americana para compartilhamento de informações ligadas à segurança dos alimentos, reunindo todas as autoridades e agências governamentais).

O que nós temos no Brasil sobre a segurança dos alimentos?

O SEMEAR! Por aqui você encontra muitos conteúdos como estes que citamos , materiais que podem ajudar você a incentivar a construção de novos hábitos relacionados a Segurança dos Alimentos e com isso, mudar a cultura existente na sua empresa, nas famílias dos seus colaboradores e na sociedade! No SEMEAR você encontra muito conteúdo e você também pode contribuir, trazendo sugestões! Você encontra também profissionais que podem ajudar sua empresa, sua comunidade a traçar estratégias para movimentar todos os assuntos relacionados a Segurança de Alimentos! O que de fato você está fazendo na sua empresa para mudar a cultura existente?    

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

4 − 4 =