A gestão ESG e o novo olhar das empresas para as questões sociais
Por: Keli Lima Neves
Os 3 pilares do ESG estão intrinsecamente ligados aos Objetivos Sustentáveis da ONU, ao pensar em ESG, você automaticamente estará melhorando o seu desempenho no atendimento às 17 ODS.
O “S”, do ESG, está relacionado às questões sociais, às práticas relativas à responsabilidade social corporativa, incluindo a promoção de relações de trabalho justas, inclusão e diversidade, saúde e segurança no trabalho, e engajamento com a comunidade.
Se pararmos para olhar para as ODS, podemos perceber que ao pensar no Social do ESG, estamos também pensando pelo menos, nos seguintes Objetivos Sustentáveis para 2030:
ODS 3 – Saúde e bem-estar
ODS 5 – Igualdade de gênero
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
ODS 10 – Redução das desigualdades
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Na minha opinião o Social do ESG tem relação direta com o alcance de mudanças positivas em qualquer objetivo organizacional de uma instituição.
Pensando especificamente na construção de uma Cultura de Segurança dos Alimentos positiva, para mim, não há como desvincular as práticas do Social de uma empresa da cadeia de alimentos no bom resultado da Segurança dos alimentos oferecidos por ela, começamos pelo fato de que Alimentos Seguro é Responsabilidade Social.
Porém, muito além disso, o “Social” se faz dentro de casa e é aí que para mim, está o “Q” deste assunto, aos se preocupar com as condições sociais internas da organização, desde o bem estar das pessoas, a inclusão real e oficial (não aquela para cumprir lei) no tratamento igualitário de gêneros, atividades, idade, opção sexual, cor, limitações, cultura e etc e tal, você cria um ambiente favorável para engajar pessoas num mesmo propósito e na construção de novos hábitos. O contrário também é verdadeiro.
Adicione um comentário