Sustainable living environmentalist hand holding green earth

Governança para garantir a sustentabilidade com compliance

A gestão ESG e o novo olhar das empresas para as questões sociais

Por: Keli Lima Neves

A governança corporativa deve ser a base que movimenta e sustenta todas as ações promotoras dos benefícios à sociedade e ao meio ambiente. Isso porque a boa governança é fundamental para garantir que a empresa adote práticas sustentáveis e seja responsável em relação ao meio ambiente e à sociedade em que atua.

Eis o G, do ESG, esse deveria ser o primeiro pilar trabalhado nas organizações.

A boa governança inclui a definição clara de responsabilidades (no caso das empresas da cadeia de alimentos, o oferecimento de alimentos seguros faz parte destas responsabilidades), a adoção de padrões éticos e a promoção da transparência e da responsabilidade em todas as áreas do negócio. 

Isso significa que a empresa deve levar em consideração as questões ambientais e sociais em suas decisões estratégicas e operacionais, garantindo que suas práticas estejam, no mínimo, em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

A governança e definição de metas

Além disso, a governança também envolve a definição de metas e objetivos que promovam benefícios à sociedade e ao meio ambiente, como a redução da emissão de gases de efeito estufa, a promoção da diversidade e inclusão, o uso de materiais sustentáveis e a contribuição para a melhoria das condições de vida nas comunidades em que atua.

Quando a governança corporativa é forte e promove a adoção de práticas sustentáveis e responsáveis, a empresa é mais propensa a gerar benefícios para a sociedade e o meio ambiente, além de garantir sua sustentabilidade a longo prazo.

Isso garante que a empresa seja gerenciada de forma responsável, transparente e ética, adotando práticas sustentáveis com compliance.


O ESG nas industrias de alimentos.

Se você é um profissional de Food Safety e quer engajar sua equipe e toda a empresa nos programas de Segurança dos Alimentos, se você quer trabalhar a Segurança dos Alimentos na esfera de Cultura e não apenas de programa, então, preocupe-se com o S do ESG. 😉

Os principais temas de ESG para 2023.

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

nove + 19 =