IMG_7677

O impacto do ESG na preservação do meio ambiente

O impacto do ESG na preservação do meio ambiente

Por: Keli Lima Neves

No contexto da preservação do meio ambiente, a abordagem ESG tem um impacto significativo. As empresas podem atuar como líderes e modelos para outras organizações e indivíduos, incentivando práticas mais responsáveis e sustentáveis.

O “E”, do ESG está associado ao Meio ambiente (Environmental): relacionado às práticas de preservação do meio ambiente e redução de impactos ambientais negativos, incluindo questões como mudanças climáticas, uso de recursos naturais, gestão de resíduos e emissões de poluentes.

Certamente na empresa onde você trabalha, algumas práticas para reduzir o impacto ambiental já são tomadas, em geral, existem obrigações legais sobre esse tema, no entanto o “E” do ESG vai muito além do cumprimento de obrigações legais relacionadas ao meio ambiente.

Olhe para as suas atividades e procure captar mudanças que podem ser realizadas e que terão impacto ambiental, pequenas mudanças podem ser suficientes para movimentar grandes modificações onde você está inserido. Existem muitos bons exemplos de práticas pequenas ou grandes que podem ser implementadas na cadeia de alimentos, busque esses exemplos e veja se você pode implementar algo por aí!

Você sabia que organizações como a IFS, que traz padrões para certificação de alimentos, produtos e serviços, já tem diretrizes para ajudar as empresas, principalmente na avaliação ambiental, referente ao ESG?

Segundo o diretor da IFS “As mudanças climáticas preocupam a todos nós. A sustentabilidade veio para ficar. Portanto, o IFS ESG Check – uma ferramenta que ajuda pequenas e médias empresas a se encontrar no caminho pedregoso para um futuro mais verde. O IFS ESG Check ajuda a registrar o envolvimento em questões ambientais, sociais e de governança em pequenas e médias empresas, orientando assim as empresas para a próxima fase de seu crescimento. O IFS ESG Check cria a base sobre a qual as empresas podem alinhar sua gestão de sustentabilidade, identificar riscos e planejar seu envolvimento futuro.”

O acesso ao check list é gratuito e está disponível no site www.ifs-certification.com

ESG e o Food Safety

Onde você trabalha, boas práticas ambientais já são implementadas?

Por que essa sigla é tão importante para todas s empresas?

Adicione um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

sete + dois =